Vá lá, meus amigos...que não se fale na tragédia da Madeira. Há 1: agora o tempo é de respeitar os mortos, há 2: Falar da coisa é fazer aproveitamento político da coisa; há 3: toda a gente sabe que com muitos ou poucos pareceres, muitos ou poucos relatórios indicando que a árvore em questão representava perigo, ninguém será responsabilizado. Neste país não se responsabilizam políticos. Eles são a classe privilegiada e intocável. Semi-deuses! Ai de quem lhes aponte o dedo! Não é de bom tom fazê-lo no facebook nem nos jantares de família.
Há sempre quem se indisponha e se engasgue com o baguinho de arroz ou o caroço da azeitona. Que feio! Que feio! Não se fala de politica! Sobretudo se contra os políticos! São uns santos! Tudo dão por nós. Que ingratos somos por os acharmos responsáveis pela má ordenação florestal, a falta de meios no combate a incêndios, a desorganização dos organismos sob a tutela do MAI.
Mas então, ninguém valoriza o sacrifício dos senhores quando desfilam de evento em evento, sufocados pelas suas gravatas chiques, os périplos pelo país inteiro a provarem queijinhos e presunto; as presenças constantes nos restaurantes gourmet, nas inaugurações disto e daquilo? Que ingratos somos quando não lhe valorizamos os sorrisos pepsodent, os beijinhos nas vellhinhas, os discursos bonitos! Tenham tento na língua! Eles ganham miseravelmente, (pagamos-lhes tão mal, coitados!) para nos servirem tão bem! Que ninguém ouse criticar. Afinal todos fazem o mesmo! Os males vêm de trás...de muito atrás... Se querem condenar quem nos governa hoje, porque é que não condenam quem nos governou há 4 anos? Há 10 anos? Há 20, 30, 50 anos? A culpa não foi do Estado Novo? Do D.Manuel? Do D.Dinis? Esse sacana que mandou plantar o pinhal de Leiria? A culpa não foi do D.Afonso Henriques que nos roubou à Espanha? Dos mouros? Dos visigodos? Dos celtas? Não culpem estes. Culpem os outros! Culpem os dinossauros! A culpa foi dos dinossauros! Cambada...A culpa foi do Big Bang...