Tuesday 12 August 2014

Captain, oh my captain!

E morreu hoje um actor que era qualquer coisa.Qualquer coisa de extraordinário, claro. O cinema vai perdendo e ganhando, com os que partem e com os que vai descobrindo. Nós é que perdemos sempre, porque há filmes que só se tornam grandes graças a quem lhes dá vida. E porque esses ( os que lhes dão vida), já nasceram grandes. Espero que ainda esteja muito longe o dia em que Morgan Freeman será noticia pelas mesmas razões. Porque nesse dia eu choro.





What's Love Got to Do with It ?

Hoje descobri "What's Love Got to Do with It". Um filme fantástico, baseado na vida de uma das mais brilhantes artistas de sempre : Tina Turner.
Com interpretações fabulosas de Angela Basset e Laurence Fishbourne, (ambos desempenham de forma notável os papéis que na vida real couberam a Tina e Ike Turner). 
O filme é pesado. Sofrido. Não mais do que as vivências da diva do rock. Fala de abandono, maus tratos, toxicodependência e suicídio. Ou da vontade dele. Mas há um provérbio tibetano logo no inicio da película, (Tina acabou por converter-se ao budismo), que achei lindíssimo e muito poderoso: "A flor de Lótus nasce e cresce na lama. E quanto mais lama ela tiver a sustentá-la maior e mais bonita se torna". 
Foi assim com a Tina Turner e é assim com qualquer um de nós. Basta que a beleza do que está à nossa volta nunca saia dos nossos olhos e que o crescimento pessoal seja uma exigência diária, particular e intransmissível.
Para quem nunca viu, recomendo "What's Love Got to Do with It".Tenho a certeza de que vão gostar.