Thursday 31 August 2017

Se assim fores, meu filho, serás um HOMEM!

O dia 30 de agosto de 1994 foi o dia mais importante da minha vida porque fui tua mãe e graças a ti aprendi a ser mãe da tua irmã.
Quando eras pequenino eu costumava cantar-te o tema mais bonito do “Feiticeiro de Ozz” Somewhere Over The Rainbow, lembras-te? Adormecias no meu colo, embalado pela minha voz e a tua expressão, meu filho, a tua expressão doce como a de anjo, guardo-a para sempre. São mais minhas que tuas essas recordações da tua infância, todas as tuas estreias no palco da vida, o primeiro olhar, o primeiro choro, o primeiro sorriso, o primeiro passo, a primeira palavra… o teu primeiro amor…que sei, fui eu. 
Leva-me sempre no teu coração, para onde quer que vás. Tu jamais sairás do meu.
Agora compreendo as mães que acreditam que os seus filhos são os melhores do mundo! Se alguém te ferir profundamente, renasce das tuas cinzas. Enfrenta os teus desafios. Nunca te sintas vencido ou derrotado.
Não permitas que te convençam de que tudo termina em decepção. Ergue os olhos, fita-os no horizonte. Não te desejo amargo ou descrente. Tem fé...
Deixo-te as palavras de Rudyard Kipling que bem podiam ser as minhas:
“Se és capaz de conservar o teu bom senso e a calma, quando os outros os perdem, e te acusam disso, 
Se és capaz de confiar em ti, quando te ti duvidam e, no entanto, perdoares que duvidem, 
Se és capaz de esperar, sem perderes a esperança e não caluniares os que te caluniam, 
Se és capaz de sonhar, sem que o sonho te domine, e pensar, sem reduzir o pensamento a vício, 
Se és capaz de enfrentar o Triunfo e o Desastre, sem fazer distinção entre estes dois impostores, 
Se és capaz de ouvir a verdade que disseste, transformada por canalhas em armadilhas aos tolos, 
Se és capaz de ver destruído o ideal da vida inteira e construí-lo outra vez com ferramentas gastas, 
Se és capaz de arriscar todos os teus haveres num lance corajoso, alheio ao resultado, 
e perder e começar de novo o teu caminho, sem que ouça um suspiro quem seguir ao teu lado, 
Se és capaz de forçar os teus músculos e nervos e fazê-los servir se já quase não servem, sustentando-te a ti, quando nada em ti resta, a não ser a vontade que diz: Enfrenta! 
Se és capaz de falar ao povo e ficar digno ou de passear com reis conservando-te o mesmo, 
Se não pode abalar-te amigo ou inimigo e não sofrem decepção os que contam contigo, 
Se podes preencher todo minuto que passa com sessenta segundos de tarefa acertada, 
Se assim fores, meu filho, a Terra será tua, será teu tudo que nela existe 
E não receies que te o tomem, mas (ainda melhor que tudo isto) 
Se assim fores, meu filho, serás um HOMEM. “

Foto de Ana Kandsmar.